sexta-feira, 30 de julho de 2010

Transparência Brasil

Posted on 17:13 by Jornalendo



(por *Glaucir Borges) O portal Transparência Brasil é um importante mecanismo de fiscalização daqueles que detém os cargos públicos neste país. O Portal possui alto grau de funcionalidade e uma gama de informações qualificada e completa. Nele pode-se encontrar informações sobre todos os senadores, deputados e vereadores e ministros do supremo federal do Brasil. Também pode-se encontrar a lista de todas as licitações feitas no estado de Santa Catarina.

No Projeto Excelências, encontra-se informações sobre todos os ocupantes de casas legislativas do país. A navegação é boa e fácil. Através de um gráfico, com o mapa do país e a divisão de cada estrado podem-se acessar cada assembléia estadual, senado, câmara federal e ou câmaras municipais.

Podem-se encontrar informações sobre um deputado estadual do Rio Grande do Sul, pode-se usar como filtro de busca, agrupamento, nome, partido e assembléia legislativa. Na página do deputado encontramos a sua foto, votação na última eleição, e-mail e CPF. Também se pode encontrar dados relevantes, além de links para assiduidade, matérias legislativas, notícias de jornal sobre casos de corrupção, bens declarados, gastos , doações recebidas e feitas.

A nova ferramenta do portal é o Projeto Meritíssimos. Nele podemos averiguar o desempenho de todos os ministros do STF. No mecanismo de filtro podemos procurar os ministros através de seu nome, o perfil de classes processuais e ramos do direito. Depois de escolhido o ministro vamos encontrar informações da carreira de cada um, data de posse, número de processos e importantes quadros comparativos com os demais ministros sobre quantidade, tipos de processos e tempo de resolução de cada ministro para o processo. Também possui informações sobre como interpretar gráficos.

Dentro do portal encontraremos todas as licitações do estado de Santa Catarina desde 1997. Também de fácil navegação. Ele possui um mapa do estado com todas as cidades. Ao clicar em licitações e escolher uma data e um tema, por exemplo, montante pago por modalidade de licitação, ou valores pagos anualmente. Asa licitações são verificadas por municípios ou porte de municípios e empresas. Vamos encontrar também todos os valores e montantes pagos pelas empresas, produtos e indicadores de todos os municípios do Estado.

Também existe no portal um assistente de licitações com a legislação pertinente ao assunto, perguntas e respostas freqüentes aos processos licitatórios. O assistente também possui o módulo conformidade de licitação, que permite a comparação de uma data de licitação com o que é exigido por lei. Também possui uma ferramenta de consulta ao tribunal de contas do estado de Santa Catarina.

O portal Transparência Brasil é completo, são informações sobre todos os vereadores, deputados estaduais, federais e senadores do país, ministros do supremo, além das licitações do estado de Santa Catarina. É a freqüência de presenças, projetos, gastos, doações recebidas e feitas. E é bem-atualizado, encontramos informações recentes, notícias de jornais sobre a atuação do parlamentares e ministros do supremo, além de artigos e publicações.

A navegação é simples. A partir do nome de cada deputado ou ministro do supremo e também de gráficos bem construídos e sistemas de filtragem bem definidos como a assembléia legislativa a que pertence ou partido podemos encontrar um vereador do Acre ou senador do Rio Grande do Sul sem dificuldades. O Transparência Brasil é uma ferramenta valiosa para que as pessoas possam visualizar e fiscalizar a atuação dos políticos em que votaram ou não.

No Response to "Transparência Brasil"

Leave A Reply