quinta-feira, 22 de julho de 2010

CTRL sêlo, CTRL vêlo...

Posted on 09:58 by Jornalendo


(por *Ariela Dedigo)

Com uma passagem pelas matérias do G1 buscando informações sobre as enchentes do Rio de Janeiro e do Norte - Nordeste do Brasil , ocorridas este ano , é possível chegar a uma consideração interessante para discutir. Falamos tanto de todas as possibilidades que esse processo de convergência de mídias oferece, que palavras como inovação, liberdade, liberação, potencialização e poder de expressão, permeiam a maioria dos discursos sobre o tema.

Mas enquanto se discute narrativas intermídia, e qual a linguagem desse novo meio que tateiamos no escuro, pouco se fala sobre o que está sendo publicado nesses espaços “liberados”. No G1, ao observar os temas citados acima, se observa, por exemplo, uma repetição de matérias produzidas para os telejornais da Rede Globo, embedados em matérias que não são nada mais do que a transcrição ipsis litteris do que âncoras, repórteres e fontes declararam – com as mesmas estruturas e palavras. Um CTRL+C. CTRL+V um pouco mais elaborado. Decupagem básica.

Partimos para um olhar sobre blogs – ahhh afinal eles são “O” espaço de expressão, certo? E o que se percebe é a infinidade de cópias idênticas ou muito similares às matérias publicadas em sites, outros blogs, jornais, etc. E o mais chocante de tudo: existem pessoas que simplesmente agregam esse conteúdo em algum espaço/ferramente/url e se dizem “produtores de conteúdo”. Será que essa “convergência” está legitimando uma operação cujo resultado é: Produtores de Conteúdo = Chupadores de Conteúdo?

Claro, que falamos aqui em alguns casos específicos e se reconhece a existência de espaços que possuem uma proposta diferente. Mas é sempre bom olhar para nós mesmo. Que estamos fazendo? Se temos a possibilidade de dar vazão aos nossos pensamentos, porque não fazê-lo?

Esse assunto faz lembrar um poema da amiga e jornalista Cláudia Flores.

* * *
Basta.

estou cansada desta vida
control-sêlo e control-vêlo.

estou cansada desta vida
control-sêlo e control-vêlo.

estou cansada desta vida
estou cansada desta vida
estou cansada desta vida
contra o sê-lo e contra o vê-lo.
* * *

Abro aqui a campanha pró sê-lo e vê-lo.
Adeus CTRL. Se vemos... pensemos e falemos...

No Response to "CTRL sêlo, CTRL vêlo..."

Leave A Reply