quarta-feira, 28 de julho de 2010

O U2, a sociedade do espetáculo e a convergência de mídias

Posted on 17:42 by Jornalendo


(por *Glaucir Borges)

As colegas Susan e Ariela citaram o show do U2 transmitido ao vivo pelo youtube no ano passado. Mas a relação dos quatro rapazes de Dublin com a ode e crítica a pós-modernidade, as novas mídias e a sociedade do espetáculo, remonta ao inicio dos anos 90 com a ZOO TV tour. Uma das mais originais turnês de uma banda de rock de todos os tempos, a ZOO TV foi a turnê dos discos Achtung Baby, do mega clássico One, e Zooropa.

O U2 começou os anos 90 querendo se renovar. Era uma época conturbada, o mundo vivia sob o holofote da primeira guerra do golfo. No momento do inicio do show, quando as luzes se apagam, os 36 televisores espalhados pelo palco mostram sinal de estática e uma grande trombeta toca em um dos telões. Em seguida aparecem de maneira frenética, imagens de esporte, política, saúde, ciência e moda.

Enfim, quando começam os primeiros acordes de ZOO Station, a primeira música, Bono surge em uma plataforma com a imagem da bandeira da União Européia ao fundo. Vestido todo de couro reluzente, óculos escuros, gel no cabelo e fumando, o vocalista não parece o mesmo bom moço da década anterior. Era o figurino de The Fly, o astro do rock arrogante, um dos personagens que Bono havia criado para aquela turnê.

Na segunda música, The Fly, sob o poderoso riff de guitarra de The Edge, projetavam-se mensagens subliminares que quase não se podia definir. Frases cínicas e de inspiração. Um bombardeio dos sentidos:

TUDO O QUE VOCÊ SABE ESTÁ ERRADO
DESFRUTE DA SUPERFÍCIE
A AMBIÇÃO RÓI AS UNHAS DO SUCESSO
ACREDITE EM TUDO
O GOSTO É INIMIGO DA ARTE
CREIA
ASSISTA MAIS TELEVISÃO
CELEBRIDADE É ALEGRIA
ZOMBE DO DIABO
A CULPA NÃO É DE DEUS
A EVOLUÇÃO ACABOU
ROCK É ENTRETENIMENTO
O SERVIÇO NÃO ESTÁ INCLUÍDO
É O SEU MUNDO – VOCÊ PODE MUDÁ-LO

Steve Stockman, no livro Walk On, A jornada espiritual do U2 fala deste momento: "Foi uma sobrecarga de mensagens subliminares pós-modernas, que contradiziam umas às outra e deixaram a platéia chocada e confundida pela tela. Ao mesmo tempo, ela quase celebrou e denegriu o mundo pós-moderno", definiu o autor.

No Response to "O U2, a sociedade do espetáculo e a convergência de mídias"

Leave A Reply