terça-feira, 27 de julho de 2010

Redações Integradas

Posted on 18:23 by Jornalendo

(por *Daiana Lenz)

No livro Resistências de La Integración, uma análise contempla diversos cases de veículos de comunicação que tiveram dificuldades ao implantarem mudanças em suas redações, além disso, o autor faz uma análise dos problemas enfrentados pelos veículos neste período de transição.

Os periódicos estão mudando sua forma, são novos rumos para o futuro dos jornais, pois a s tecnologias estão mudando as formas de fazer o impresso.

Os periódicos apresentam certa resistência à integração das redações, mas ao mesmo tempo, sabem que será preciso mudar a forma e buscar novas soluções e uma revolução do conteúdo. Estão em busca de reforço a credibilidade do digital, estimulando a criação de conteúdos multimídia. As vantagens de redações integradas são muitas, entre elas, um custo menor que as independentes.

A tecnologia tomou conta do público que consome as informações, hoje é difícil construir um projeto sem mudar a cultura profissional daqueles que fazem o jornalismo diário, a empresa precisa escutar os seus colaboradores. Porém algumas medidas tomadas muitas vezes por gestores podem ser prejudiciais à qualidade das informações dos veículos, como a troca de profissionais experientes por novos e redução de salários visando à ampliação de lucros. Estes fatores podem resultar em redações cada vez mais enxutas, com mais trabalho e falta de qualidade.

As empresas jornalísticas passam a produzir muito conteúdo com pouco aprofundamento, onde os valores giram em torno de quanto mais conteúdo melhor. Além disso, o número de profissionais é reduzido e as condições de trabalho tornam-se desfavoráveis, onde uma pessoa passa a fazer o trabalho de três.

A idéia de convergência significa muito mais do que uma simples mudança de tecnologias e meios, ele atinge o modo de ofertar informação para quem a recebe, sejam eles jovens, crianças, adultos ou idosos. A qualidade do conteúdo deve ser preservada.

No Response to "Redações Integradas"

Leave A Reply