sábado, 31 de julho de 2010

Censura na internet?

Posted on 12:06 by Jornalendo


(por *Pedro Marques) A censura da Internet se tornou uma fonte de tensões entre China e Estados Unidos, com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, lançando um chamado em janeiro pela defesa da liberdade na internet em todo o mundo, citando a China, entre outros países, como exemplo.

No dia 12 de janeiro, o Google anunciou ter sofrido um ataque de hackers. A Contas do Gmail pertencentes a vários ativistas chineses de direitos humanos foram violadas. Na sequência dos acontecimentos o gigante da internet anunciou que deixaria de censurar os resultados das buscas em sua versão em mandarim. Desde a chegada do Google à China, em 2006, temas como o Massacre da Praça da Paz Celestial, a seita Falun Gong e a luta pela libertação do Tibet eram censurados no serviço de buscas e também em concorrentes, como o Bing.

Alguns meses depois...

O Google afirmou nesta quinta-feira (29/07) que seus serviços na China estão operando normalmente, e que a informação de que o site estaria bloqueado no país surgiu por conta de um alarme falso.

De acordo com o Google, os sistemas de monitoramento de acesso ao portal indicaram que os serviços de busca estavam bloqueados na China, e apenas o site de correio eletrônico Gmail funcionava normalmente.

No começo do mês, o Google anunciou que as autoridades chinesas renovaram sua licença comercial para operar em todo o país, após o site encerrar a política de redirecionamento automático de usuários para a versão da página em Hong Kong, que não é censurada como o site chinês.

O Google afirmou em seu blog oficial que havia solicitado a renovação da licença. A agência de notícias estatal Xinhua informou depois que a solicitação do Google foi aceita pelo governo.

A China é o maior mercado mundial de Internet por número de usuários. Este é o mais recente desdobramento em uma série de reviravoltas que ocorreram desde que o Google alertou em janeiro que poderia deixar o país asiático por receios quanto à censura e depois de sofrer ataque de hackers chineses, segundo a empresa.

No Response to "Censura na internet?"

Leave A Reply