segunda-feira, 12 de julho de 2010

El País... otra vez

Posted on 12:54 by Jornalendo



(por *Ariela Dedigo)

No meu último post tratei o
Eskup, a rede social do El País. Na ocasião afirmei que o diário espanhol investe na área de tecnologia buscando formas de abordagem e linguagens para o chamado jornalismo online. Por isso, seguem algumas observações, uma breve análise, dos canais interativos do site do diário que merecem pelo menos alguma observação.

No site jornal há um canal, já no menu, dedicado exclusivamente a participação do leitor. Seis "subcanais" possibilitam diferentes tipos de interação. O Internautas Perguntam é uma espécie de chat onde especialistas respondem as perguntas dos leitores. O bacana aqui é a existência de uma certa clareza com a qual o jornal estabelece seu contrato com o participante. Regras claras como a existência da moderação, que questões em caixa alta e ofensas e afins não entrarão no site estão determinadas na tela. Não entrarei no mérito de serem regras certas ou não, mas pelo menos elas são informadas ao participante.

O nosso leitor repórter é o Yo Periodista do El País. Nota-se aqui que ao contrário do que observamos em sites como o Terra, por exemplo, os colaboradores assinam suas matérias. Entre as possibilidades de interatividade ainda vamos nos deparar com as tradicionais enquetes - que não tem nenhuma novidade - e com as fotos dos leitores, que são agrupadas por temas.

Merece um olhar atento o canal de frases. Sabem aquelas citações de impacto - normalmente de pessoas famosas ou no mínimo já velhas conhecidas da imprensa - que as revistas adoram recortar do contexto e jogá-las numa página cheia de citações? Pois bem, todos podem ter seu momento de lapidar o vocabulário, se puxar na filosofia de boteco e dar suas opiniões com "frases de impacto" sobre temas da atualidade.

Algo interessante que vai nos levar a repensar o consumo na internet – não só de informação jornalística ou entretenimento, mas do que quer que seja – é o canal de participação do El País que é uma espécie de vitrine para a produção cultural. O Talentos dá espaço para a publicação de cinco tipos de manifestação artística, possibilitando, além da exibição, trocas, compartilhamento e possíveis intercâmbios entre artistas. Vídeo, música, desenho, texto e fotografia podem ser postados nesse canal. Um momento em que produção artística se cruza com o consumo de informação. Cabe pensar um pouco mais sobre esse canal, o lugar onde ele está, os motivos pelos quais foi criado e uma série de outras questões para tentar entender esse processo de convergência que vai muito além das mídias. Trata-se de produção, recepção, cognição e outros tantos fatores e sentidos alterados por essa convergência. Mas isso será assunto para um novo post...

No Response to "El País... otra vez"

Leave A Reply