quarta-feira, 28 de julho de 2010

Isso é jornalismo 2010

Posted on 09:25 by Jornalendo


(por *Susan Liesenberg)

O post da colega Ariela Dedigo, ao citar a cooptação de produções amadoras disponibilizadas na internet e aproveitadas por outros veículos de comunicação como material jornalístico, me inspira a escrever sobre o vendaval seguido de cheias ocorrido em novembro do ano passado no Rio Grande do Sul.

No dia 18 de novembro de 2009, as principais chamadas do site zerohora.com noticiavam a chegada de pancadas de chuvas e ventos fortes ao Estado. No dia seguinte, a previsão se confirmou. Na fronteira noroeste do Estado, rajadas sopravam já na alvorada trazendo chuva pesada. Por volta do meio-dia, na Capital, o dia virou noite em minutos e um dilúvio caiu sobre o Rio Grande.

Criada em meados de 2009, a conta twitter.com/zerohora foi um dos principais canais de trocas de informações e envio de materiais naquele dia – com destaque para o encaminhamento de vídeos do temporal e fotos da destruição da intempérie, mandados por leitores – num volume de informações nunca antes visto ou possível de ser alcançado na história do Grupo RBS, conforme foi admitido pela empresa.

Como resultado dessa fluência de dados que a conta no Twitter da Zero Hora possibilitou, mobilizou e gerenciou, o alto índice de audiência alcançado no dia – de 342.772 acessos individuais, quando numa data “normal” a média é de 270 mil – ressalta o interesse do leitor que acompanhava o site.

Sobre a alta audiência, a editora do site zerohora.com, Marlise Brenol, explica que a disponibilização de um canal de colaboração com o leitor para envio de dados sobre o vendaval possibilitou tal cobertura, e com tal amplitude e velocidade.

– Legal também registrar que a cobertura ultrapassou o ambiente ZH. Usamos muito redes sociais para nos comunicar com os leitores: covert live e Twitter com audiência de mais de 22 mil leitores e mais de 800 comentários. Sem falar na história pitoresca do surfe no dilúvio que entrou no blog “Pense www” e que foi o post mais lido da história do blog com a matéria O Surfista do Dilúvio, totalizando 25.185 views.

Em poucas palavras: isso é jornalismo 2010.

1 Response to "Isso é jornalismo 2010"

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Ariela Dedigo Says....

E vamos adiante com exemplos desse tipo de conteúdo, as vezes meramente informativo, outras com enredos e ficções. Outro surfista que fez sucesso na rede foi o Gabriel Mellin, cineasta que surfou nas ruas do Rio de Janeiro durante a catástrofe que ocorreu no por lá.

Depois de ser publicado no vimeo, o vídeo Baixo Gávea Debaixo D'água http://vimeo.com/9989394 foi em seguida noticiado por jornais como O Globo.

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