sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ciberjornalismo e as redes sociais

Posted on 10:43 by Jornalendo


(por *Susan Liesenberg)

Orkut, Facebook, Twitter... e "acesso bloqueado". Nos últimos anos, quando as redes sociais e os sites de redes sociais - sim, são coisas diferentes - viraram moda, muitas empresas jornalísticas impediam que se fizesse login para elas. Os argumentos iam de "se tratar de acessos de interesse pessoal e sem necessidade para a corporação" até uma distração que "comprometia o trabalho na redação." Quem esteve dentro das redações jornalísticas até este ano sabe bem disso, o que era uma pena.

Repórteres tinham ali um recurso riquíssimo de informações, fontes, fotos e cases. Matéria sobre pressão alta? Procure no Orkut alguma comunidade relacionada a isso, entre em contato com alguém da lista e faça uma entrevista para ilustrar a matéria, por exemplo. Simples e rápido, se não fosse o bloqueio da TI para acessá-los, a pedido da direção.

No entanto, viu-se que tal proibição era a contra-mão de um processo importante para o fazer jornalístico, cada vez mais integrado ao leitor, colaborativo e dialógico entre leitores e jornalistas. Post recente da colega Ariela Dedigo relatou sobre o jornal espanhol El País, que criou uma rede social para justamente colocar seus jornalistas em contato direto com o público.

Este mês, o colega Gerson Martins justamente comentou da importância desse contato, tanto pelo relacionamento imprescindível no jornalismo participativo como para justamente aquilo que relatei acima: um caminho para encontrar informações e cases interessantes. Recomendo a leitura, bem interessante.

No Response to "Ciberjornalismo e as redes sociais"

Leave A Reply