quarta-feira, 21 de julho de 2010

O impacto do Twitter na sociedade como suporte para campanhas políticas e utilidade pública

Posted on 07:19 by Jornalendo

(por *Patrícia Pinto Lemos)

O Twitter, ferramenta categorizada como microblog, foi criado em 2008 com o intuito inicial de ser uma espécie de diário onde as pessoas relatavam o que estavam fazendo naquele exato momento. A caixa de texto da rede social era preenchida sob a perspectiva da pergunta “O que você está fazendo?”. Porém, com o passar do tempo a ferramenta se mostrou com outras utilidades. Prova disso foi a pergunta do microblog que alterou para: “O que está acontecendo?”. Neste contexto, será abordado o uso da ferramenta em relação ao cenário político e como instrumento de utilidade pública.

De fato as pessoas começaram a dar inúmeras funções ao Twitter. Uma das primeiras situações em que o microblog mostrou a sua força foi nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Boa parte da campanha de Barack Obama foi planejada estrategicamente via Internet e pelo Twitter. Por meio da ferramenta o político angariou uma multidão de eleitores, e mais, colaboradores financeiros. Este ano, no Brasil, os principais candidatos à presidência também fazem uso do mesmo meio, expondo suas agendas, opiniões, fotos, etc. Mesmo a realidade brasileira sendo bem distante da norte-americana, os canditados estão apostando em suas popularidades via Twitter.

Outro aspecto relevante envolvendo a ferramenta é o seu uso como suporte para utilidade pública. Informações instantâneas sobre trânsito, política, saúde, filas, segurança, etc., são postadas a todo instante. A agilidade é tal qual um site jornalístico ou mesmo uma rádio. Neste quesito também é possível que os espectadores tornem-se emissores das notícias. Muitos veículos de comunicação se utilizam de dados enviados pela audiência para retwittar aos seus seguidores. Com certeza essa nova mídia alterou a rotina produtiva nos veículos de comunicação, sendo agora o Twitter integrante do processo.

Pelo menos sob os dois aspectos analisados neste texto pode-se perceber o impacto do Twitter na sociedade. Seja como suporte para informações de utilidade pública ou na política. O público que antes enviava seus e-mails para TVs, telefonava para as rádios, mandava suas cartas para jornais, entoava gritos de ordem em estádios de futebol, agora expressam todas essas opiniões por meio do microblog. Sim, isso já existia na web em outras redes sociais. Porém, se potencializou com o Twitter em função das suas duas principais características: instantaneidade e praticidade (número reduzido de caracteres). O grande número de informações cruzadas por ele e acessadas pelos usuários passou a formar movimentos que ganharam expressão fora da web. Exemplo: o #calabocagalvão, que foi capa da revista Veja e tratado inclusive pela própria Rede Globo.

Não se pode deixar de considerar que a proporção de pessoas que têm acesso a web e, principalmente, ao Twitter é mínima diante do número total da população. Portanto, tais ideias, movimentos e demais informações, chegam diretamente a apenas um pequeno grupo. Mesmo assim, não se pode desconsiderar a relevância social do Twitter como ferramenta integrante do processo de uma sociedade que vive a convergência de mídias.

1 Response to "O impacto do Twitter na sociedade como suporte para campanhas políticas e utilidade pública"

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marlon dieguito Says....

sem duvida o twitter é um meio de informação que esta revolucionando o meio de comunicação, porem necessita que amplie o publico alvo, popularizando mais a rede social tambem para a classe carente tendo assim a chance de interagir com a mesma velocidade com as informações

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