quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sites de notícias não priorizam a notícia

Posted on 11:03 by Jornalendo

(por *Daiana Lenz)

Eu analisei duas páginas dos portais do Jornal Zero Hora e Correio do Povo, ambos do dia 29 de julho de 2010. Verifiquei a distribuição de conteúdo noticioso em dois portais de importantes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. O site do Jornal Zero Hora, e o mais recente, que é o portal do Correio do Povo. Ambos são tidos como referência para o acesso a informação e possuem credibilidade para com os leitores. Os dois portais estão bem estruturados, mas alguns detalhes fazem com que um deles se destaque mais em termos de facilitar a vida do leitor. A próxima figura (01) é uma notícia de capa do site:

No site do Jornal Zero falta objetividade, o espaço destinado ao comercial acaba atrapalhando a continuidade de leitura da notícia. No espaço, logo abaixo da notícia onde deveriam estar os links com informações relacionados a determinado assunto, encontram-se espaços publicitários em forma de títulos para serem acessados. Um portal de notícias é um portal de notícias, e como no impresso onde está tudo diagramado e dividido de forma a busca do leitor ficar clara, no on-line não deve ser diferente.

As fotos estão boas chamam a atenção, os títulos também , mas o site peca por não ter a visão de que o leitor de hoje não possui tempo para ficar procurando assuntos relacionados . No exemplo da figura 01 a notícia é de um engavetamento na Freeway. Isto é uma notícia, sim, mas e será que o leitor não teria interesse em saber mais, além do fato, acidentes como este, porque acontecem? Outros tombaram naquele mesmo ponto? Há outras notícias relacionadas a isto... Todas estas questões poderiam contribuir com o objetivo de oferecer mais conteúdo a um fato. A linguagem do meio online hoje exige muito mais, ela deve ser bem mais completa. Estes são os fatores que o diferenciam do impresso, pois o ambiente virtual é muito amplo, dinâmico, e alguns veículos não estão aproveitando esta possibilidade.

Em uma página extraída do site do Jornal Correio do Povo, podemos visualizar um layout mais limpo, fácil de buscar, sem tantos anúncios “piscantes”. Textos e fotos estão bem distribuídos, sendo de fácil acesso. As tarjas logo acima da página indicam os conteúdos disponibilizados e estão bem colocados, pois proporcionam ao espaço restante da página um espaço limpo, fácil de localizar os assuntos que se procura. Na figura dois, uma notícia sobre apreensão da polícia, e logo abaixo uma caixa de diálogo informando os assuntos relacionados. E à direita, links com as ultimas notícias. O leitor tem a noticia, e na mesma página já acessa assuntos relacionados, alem de ter à disposição no mesmo local, os últimos fatos do dia. No site do correio do povo o leitor é bem direcionado, a atenção dele não se perde em anúncios “piscantes” e “chatos”.

O que o internauta de procura hoje é mais do que o impresso, além da rapidez, também conhecimento , os veículos de comunicação se utilizam do online para ganhar dinheiro. Mas informação demais em uma página só, não traz grandes vantagens. Ao pensarmos que o leitor tem que fazer um esforço para encontrar e manter a concentração no que realmente lhe interessa, a notícia, o lucro obtido nos anúncios publicitários acabam se tornando falhas na busca pela fidelização do internauta.

Portanto, ao analisar desta forma, usando como critérios a fácil navegabilidade, e a quantidade de conteúdo, podemos dizer que o site do Jornal O correio do Povo, atende com mais eficácia a demando do leitor do que o site do Jornal Zero Hora.

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