sexta-feira, 23 de julho de 2010

Gonzo Jornalismo?

Posted on 10:12 by Jornalendo



(por *Ariela Dedigo)

Durante as enchentes no Rio de Janeiro em abril deste ano o grupo Rizoma realizou um vídeo no qual faziam uma travessia de bote nas imediações da Praça da Bandeira. Observa-se uma aproximação desse tipo de produção com o chamado Gonzo Jornalismo, uma narrativa na qual o jornalista, neste caso, o produtor de conteúdo já que não nos referimos necessariamente ao jornalismo, abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura com a ação que reporta.

No vídeo Enchente de Verdade, realizao pelo grupo, um dos integrantes entrevista pessoas paradas no trânsito em áreas alagadas e faz tomadas em locais nos quais, com equipamentos maiores e mais profissionais – se é que ainda é possível fazer essa distinção, seriam impossíveis ou no mínimo muito mais complicados de realizar.

Interessante também perceber que além de ser, por si só, um produto informativo – que foi disponibilizado na rede via youtube e vimeo, o vídeo desencadeou matérias sobre sua realização. Mas uma vez constatamos a apropriação de conteúdos da internet nos chamados “meios tradicionais”. Além disso, observa-se neste caso que a imagem – o vídeo – não é tratada somente como complementar à informação. Afinal, é ela quem deflagra o fato noticioso.

No Response to "Gonzo Jornalismo?"

Leave A Reply