quarta-feira, 21 de julho de 2010
Critérios de noticiabilidade na política em jornais do interior
Posted on 07:33 by Jornalendo
(por *Patrícia Pinto Lemos)
Esta análise se propõe a comparar os critérios de noticiabilidade na editoria de política dos jornais diários da cidade de Santa Maria (RS), com o exemplo das edições do dia 19 de maio de 2010. A pauta em questão é a posse dos novos secretários na Prefeitura. A notícia já era sabida e a maioria dos nomes já especulados por colunistas locais de política. Ou seja, a função dos jornalistas seria publicar a reportagem, já prevista em agenda, e buscar as novidades, o inusitado, a notícia na pauta.
A edição do Jornal A Razão (http://www.scribd.com/doc/31593839/190510 e http://www.scribd.com/doc/31593839/190510) tratou o assunto como manchete e foto de capa pousada. A questão é: a quem interessa a foto posada do prefeito e seu novo secretariado? O fato demonstra um bairrismo equivocado e uma falta de critério de noticiabilidade. A situação mostra a como jornais pequenos acreditam que todo e qualquer movimento político pode ser uma grande notícia.
Para fazer um contraponto deste exemplo, há o jornal concorrente direto do A Razão. O Diário de Santa Maria (http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,43,2908129,14721), não deu nem chamada na capa. Noticiou o fato, trouxe o nome de um dos empossados como surpresa à população e falou de peculiaridades do assunto na coluna de política da publicação.
A diferença da valorização do assunto por ambas publicações é gritante. Apenas uma edição é suficiente para se ter uma ideia do perfil editorial de cada um e da relação com o público leitor.
A edição do Jornal A Razão (http://www.scribd.com/doc/31593839/190510 e http://www.scribd.com/doc/31593839/190510) tratou o assunto como manchete e foto de capa pousada. A questão é: a quem interessa a foto posada do prefeito e seu novo secretariado? O fato demonstra um bairrismo equivocado e uma falta de critério de noticiabilidade. A situação mostra a como jornais pequenos acreditam que todo e qualquer movimento político pode ser uma grande notícia.
Para fazer um contraponto deste exemplo, há o jornal concorrente direto do A Razão. O Diário de Santa Maria (http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,43,2908129,14721), não deu nem chamada na capa. Noticiou o fato, trouxe o nome de um dos empossados como surpresa à população e falou de peculiaridades do assunto na coluna de política da publicação.
A diferença da valorização do assunto por ambas publicações é gritante. Apenas uma edição é suficiente para se ter uma ideia do perfil editorial de cada um e da relação com o público leitor.
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