terça-feira, 27 de julho de 2010

Salaverría: "A regeneração do jornalismo na internet depende da excelência de quem vai exercê-lo."

Posted on 17:11 by Jornalendo

(por *Susan Liesenberg)

Ramon Salaverría, um dos mais importantes estudiosos de Jornalismo Digital do mundo e diretor do Laboratório de Comunicação Multimídia da Universidade de Navarra, na Espanha, disponibilizou recentemente em seu blog parte de seu mais recente livro, "Ciberperiodismo sin periodistas? Diez ideas para la regeneración de los profesionales de los medios digitales".

Já pelo o que o título sugere, se uma regeneração é sugerida, houve - ou há - uma deterioração em prática. Para ir direto ao principal ponto levantado por Salaverría, o autor coloca sem delongas: "A regeneração profissional do jornalismo na internet depende sobretudo da excelência de quem vai exercê-lo. Por isso, dedicarei uma última proposta não aos meios, mas a quem tem a responsabilidade de formar os jornalistas de amanhã: os professores de jornalismo."

Lúcido, equilibrado e sagaz, características que o fizeram ser reconhecido mundialmente, Salaverría resume, sem precisar mencionar o Brasil, ainda em debate sobre o tema, o verdadeiro cerne da questão sobre a atividade jornalística online, o que não incide sobre o diploma, como é desvirtuada a discussão sobre a formação na área por aqui, mas sim, ressalta a qualidade da qualificação educacional na formação universitária.

Como estamos formando os futuros profissionais de jornalismo, e não quem pode ou não praticar o jornalismo sob o subterfúgio da diplomação empapelada exibida e enquadrada por trás de uma moldura de parede, é o que deve ser discutido. Se em tempos de internet o papel perde sua hegemonia vencida pela tradição secular da celulose, o mesmo, pode-se dizer, tem ocorrido com a queda do diploma: árvores são poupadas e o debate retoma a raiz, que é o fazer, e não o poder.

No Response to "Salaverría: "A regeneração do jornalismo na internet depende da excelência de quem vai exercê-lo.""

Leave A Reply