terça-feira, 13 de julho de 2010

o monopólio sempre existiu

Posted on 19:49 by Jornalendo


(por *Pedro Marques, com Observatório da Imprensa e Comunique-se) As emissoras de TV se digladiam cada vez que um evento de proporções mundiais se aproxima. Foi assim com a Copa do Mundo de 2010. A TV Globo e a Rede Record, as duas mais influentes do Brasil, entraram numa batalha de muito milhões de dólares. Sagrou-se vencedora aquela que teve mais poder de barganha, a Rede Globo. A Copa começou com a Rede Record sendo proibida de transmitir qualquer minuto que fosse dos jogos a África do Sul. No entanto, mesmo assim, apresentou uma grande cobertura. A TV Bandeirantes, devido a um acordo de cavalheiros, pode transmitir as partidas. Transmissões em alta definição. Mais de 30 câmeras. A Fifa e as emissoras estão de parabéns. Porém, uma dúvida fica/ficou no ar. E os sites? Os portais? O que feram? O que todo o veículo jornalístico dever fazer, transmitir a informação para a população.

Mas há o monopólio da informação. O famoso Direito de Transmissão. Ou seja, apenas o veículo que pagou tem o direito de falar, filmar, fotografar o evento. Sabemos que na Constituição Federal de 1988 tem em um dos seus vários artigos dizendo que “a informação é um direito de todos”. Ora, como se apenas um veículo seja capaz de passar a informação. É parcial. Não é democrático. Sim, é um evento esportivo, mas se não o fosse.

A Rede Globo conseguiu liminar na Justiça contra o UOL, que proíbe o portal de usar vídeos da Copa do Mundo em seu banco de imagens por longos períodos após a realização das partidas.

Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (07/07), a emissora afirma que “respeita o direito de cobertura jornalística de outros veículos e por vezes cede imagens”. Entretanto, no caso do UOL, se “viu obrigada a recorrer à Justiça para fazer valer seus mínimos direitos de propriedade”.

A ação foi apresentada na segunda-feira (05/07) e, além da retirada dos vídeos, a emissora pede indenização por perdas e danos no valor de US$ 2 milhões, cerca de R$ 3,6 milhões. Em matéria publicada no portal, o UOL rebateu as acusações da Globo e alegou que cumpre a Lei Pelé, que permite que todos os veículos de comunicação utilizem 3% do tempo total de cada partida.

O UOL também disse que a Globo pressiona o Congresso para reduzir as garantias da Lei Pelé. Em seu comunicado, a emissora não comentou a crítica feita pelo portal.

A grande mídia não discute a censura imposta pelos próprios meios de comunicação. São casos assim, que dificultam a vida do profissional da mídia.

2 Response to "o monopólio sempre existiu"

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Jornalendo Says....

Bem colocado. Neste caso vemos que mais uma vez a Rede Globo consegue se impor frente ao Governo. Na briga pelas grandes transmissões a maior, em geral, sempre leva a taça. Temos o exemplo também do Carnaval, uma cobertura internacional que fica sempre nas mãos da Globo, permitindo que outras emissoras transmitam apenas flaches e o desfile das campeãs, modelo repetido agora na Copa do Mundo.
Sabemos que esta briga é por dinheiro, representado pela audiência. Mas, onde está a liberdade? Inclusive do telespectador, internauta e leitor, por escolher onde assistir?
A liberdade ainda está longe da prática, dentro da Comunicação.

Luiz Otávio Soares

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Ariela Dedigo Says....

Sempre que falamos em monopólio, controle de informação me ocorre um questionamento. Há sempre UM "monstro" maldoso por trás de tudo. Ok, ninguém é santo, o controle e o monopólio existem, não questiono. Mas porque condenamos só a Globo e não pensamos e criticamos as instituições que, para atender seus interesses, vendem os direitos de algo que é do povo, o futebol, para apenas uma emissora – ou duas, enfim...?

Se o monopólio existe é por um encadeamento de fatores e interesses muito maiores que permitem que ele perpetue... trata-se de um iceberg extremamente profundo do qual a Globo é a ponta - viçosa, forte, imponente – mas ainda assim, só uma coisa no meio de tramas bem maiores, complexas e porque não sizer, sujas! É essa trama que mesmo não dizendo respeito direto à área que abordamos aqui – o mercado da comunicação – que devemos tentar perceber ao analisar questões que no mundo da “convergência de mídias” segue dando vida à convergência de interesses que existe desde mil novecentos e guaraná com rolha...

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