quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eu curto!

Posted on 14:16 by Jornalendo


(por *Susan Liesenberg)


Textos curtos são mais lidos do que os mais generosos em suas linhas. É matemático, e quase publicitário. Menos palavras, menos leitura. A não ser que quem as tenha escrito - as linhas corridas sobre a tela ou o papel - seja dono daquele tipo de texto cada vez menos visto: o envolvente até o ponto final.

Aqui, na internet - e, preponderamente, no jornalismo digital -, cada vez mais se vê a redução deles, mas mais pelo atendimento da rapidez que a instantaneidade do meio requer do que pela "superficialidade" a que costumeiramente o relegamos.

Se não se julga um livro pela sua capa, o mesmo eu diria de um texto: considerá-lo superficial pela rapidez da apresentação de seu conteúdo me parece ser igualmente precipitado. Profundidade e tamanho não são a mesma coisa, embora nosso olho esteja adestrado para considerar assim à primeira vista de uma página dupla de um jornal impresso, por exemplo. Quanta informação! Não significa por isso, no entanto, que um post de dois parágrafos, por exemplo, não seja tão ou mais concentrado e potente informativamente do que as tantas folhas impressas. Conteúdo é potencialidade de informação, e não centimetragem.

Sobre isso, recomendo a leitura de Os textos leves e curtos da internet estão nos deixando mais burros?, postado hoje no clibRBS e publicado esta semana no caderno Nosso Mundo Sustentável. E um aviso: a redação é extensa, mas vale a leitura.

1 Response to "Eu curto!"

.
gravatar
Ariela Dedigo Says....

Assim como bons textos longos nos prendem a atenção o poder de síntese e o talento de dizer muito em poucas palavras também tem seu valor. Trata-se de analisar quali e não quantitativamente as informações consumidas.

Além disso, como já falamos, a integração de vários textos curtos na internet que permite ao leitor aprofundar o conhecimento de acordo com seu interesse as vezes é mais viável e eficaz do que impor duas páginas de jornal para que o leitor leia - como muita vezes o faz - título, linha de apoio, foto e legenda.

Superficial me parece julgar conteúdo pelo tamanho que apresenta.

Leave A Reply