quarta-feira, 28 de julho de 2010

Internet é a 2ª mídia com mais credibilidade

Posted on 14:41 by Jornalendo

(por *Susan Liesenberg)

Ao notar que muitos colegas aqui do blog levantam a questão da confiabilidade das notícias publicadas online, lembrei também da pesquisa que aponta que a Internet é a segunda mídia com mais credibilidade. E, pasmem os mais tradicionalistas em termos de consumo de mídia, os sites estão à frente dos veículos impressos.

Para a pesquisa, cujo resultado foi divulgado em novembro de 2009, foram ouvidas 2,5 mil pessoas nas nove maiores capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, entre agosto e setembro do ano passado.

A TV aparece na ponta, com 55,9% da preferência dos entrevistados - todos maiores de 16 anos - na escolha de veículo em que mais se pode confiar.

Recomendo a leitura dos dados, a metodologia da pesquisa e uma reflexão sobre a mudanças dos nossos hábitos de consumo de informação.

De minha parte, como análise, creio que muito da nossa resistência em confiar em fontes ou meio venha da nossa construção positivista de atribuir confiabilidade àquele ou àquilo que conhecemos a mais tempo, o que é natural do homem, à nossa formação. Mas, sendo a internet nossa presente e fututa companhia, acredita que seja necessário buscar nela os caminhos mais confiáveis de onde tiraremos nossas informações.

E como saber se podemos confiar nela ou em que site confiar? Da mesma forma como aprendemos a confiar em amigos, vizinhos, conhecidos: pela experiência, pela observação atenta e pelo nosso faro pessoal. Certamente podemos nos decepcionar em alguns casos. A vida é assim. Com a internet não seria diferente, e acho que, por isso, ela merece um bom crédito. Não há porque ser tão duro com ela se é fato que o exercício da confiança é diário, é uma construção de cumplicidade. Acusá-la de inconfiável antes de dar-lhe este crédito seria o mesmo que continuar a acreditar em tudo o que a TV diz - e a quem nós dedicamos mais da metade de nossa audiência e confiança, a exemplo da pesquisa. É tempo de rever - telas e conceitos.

No Response to "Internet é a 2ª mídia com mais credibilidade"

Leave A Reply