quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ferramentas digitais X pensamento analógico

Posted on 07:28 by Jornalendo

(por *Patrícia Pinto Lemos)

A convergência das mídias vem ocorrendo em ritmo acelerado, porém, a forma de pensar este contexto não acompanha tamanha rapidez. As ferramentas proporcionam tal convergência, ao passo que os recursos ainda não são explorados de forma efetiva. Há ferramentas digitais, porém o pensamento é analógico, tendo em vista a dificuldade em ter uma ampla visão da melhor forma de utilizar as plataformas como forma de prestação de serviço.

Enquanto a tecnologia se aprimora, muitas vezes perde-se tempo na tentativa de categorizar as novas mídias com discussões do tipo: blog é jornalismo? Twitter é fonte? Isso são fortes vestígio da forma analógica de ver o mundo e ter de rotular as ferramentas ao invés de discutir: qual a melhor forma de explorar isso para que seja útil?

Prova da ineficácia da convergência pode ser dada no próprio jornalismo. Sites muitas vezes dão a notícia em forma de texto e vídeo, sendo que o off das imagens nada acrescenta do que foi dito no texto. A tal interatividade proposta pelos de comentários é barrada por moderadores, o que faz com que muitas opiniões, talvez relevantes, mas que por motivos políticos por exemplo, sejam vetadas. Enfim, temos as ferramentas, mas para utilizá-las da melhor forma explorando a convergência, ainda há um longo caminho.

No Response to "Ferramentas digitais X pensamento analógico"

Leave A Reply