segunda-feira, 12 de julho de 2010

O desafio da credibilidade

Posted on 17:46 by Jornalendo

(por* Glaucir Borges) As novas tecnologias estão aí. São algo inevitável. O jornalismo e a comunicação não podem ficar a margem do processo. De um lado se posicionam os defensores entusiastas das novas tecnologias, apregoando a revolução das novas formas de se comunicar, extinção do papel et.. Do outro lado estão os seus detratores afirmando que o conteúdo do jornalismo vai se perder.

O jornalismo on-line ainda não tem uma linguagem definida. As universidades não formam profissionais capazes de redigir textos com hiperlinks e ancorados em mídias visuais. A saturação de informação desinforma os leitores, a desconfiança de boa parte das pessoas que "confiam" na credibilidade dos meios tradicionais, e a pouca importância que muitos desses veículos tratam a Internet são outros problemas e desafios a serem enfrentados.

Como ponto positivo dos novos meios temos os baixos custos de produção e de investimento em publicidade para os anunciantes, a possibilidade de qualquer pessoa se tornar um publisher. Apesar de não possuir uma linguagem universal, a Internet possibilitou a não pericidade da informação e a reaproximação da literatura com o jornalismo.

O desafio da credibilidade parece ser um desafio plenamente possível a ser alcançado. Os pontos positivos parecem se sobrepor aos negativos. Novas referencias de valor são criadas. Jornalistas e músicos sérios como Ricardo Noblat e Thedy Corrêa mantém blogs com posts relevantes, lhes conferindo credibilidade. Uma linguagem original para o jornalismo on-line deve surgir nos próximos anos. A possibilidade da real instantaneidade da informação e de qualquer pessoa poder ser um ator na produção de informação pode levar o jornalismo a lugar nunca imaginados.

O desafio da credibilidade é um caminho de pedras.

No Response to "O desafio da credibilidade"

Leave A Reply