quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vertov e os vídeos de colaboradores

Posted on 10:25 by Jornalendo


(por *Ariela Dedigo)

Na cobertura das enchentes do Rio de Janeiro – já citadas no post anterior – outro aspecto chama a atenção. Os vídeos enviados por colaboradores que reunidos davam um panorama dos estragos causados pelas chuvas.

Vamos aqui nos apropriar das ideias de Jair Giacomini, no texto O Olhar de Vertov para ver hoje, com o objetivo de fazer algumas considerações. O autor recupera o pensamento de Roland Barthes para quem o “Isto foi” da fotografia é substituído pelo “sendo”, o mundo real de novo, aqui e agora na tela. Não parece leviandade dizer que esse olhar disseminado, por diferentes pontos do Rio de Janeiro, nos proporcione essa sensação do real. Todos esses vídeos juntos formam um mosaico das conseqüências da tragédia e do que está sendo e/ou foi vivenciado pela população.

Quando Vertov fala do cine-olho, a não existência de um roteiro e sim de um plano de filmagem e que o homem não está com a câmera, ele é a câmera; parece ser possível aproximar essas teses do que está sendo apresentado e permitido pela emergência dos chamados produsers (produtores/usuários). Ele transforma seu olhar em conteúdo e o compartilha. Nem sempre esse conteúdo tem roteiro e montagem muito elaborados. Mas, como nesse caso do G1, diversas vezes de presta a uma captação da realidade, para recriá-la diante dos olhos do espectador, lhes causar sensações e, em algumas vezes de acordo com a proposta e finalidade, também informá-lo.

No Response to "Vertov e os vídeos de colaboradores"

Leave A Reply