sábado, 17 de julho de 2010

Interação

Posted on 15:20 by Jornalendo


(Por * Pedro Marques) A democratização da informação possibilita que receptor/leitor seja um agente produtor de conteúdo, ou seja, o receptor torna-se também emissor num processo de interação. Assim, ele deixa claro que o processamento das informações vai muito além da comunicação de mão-única. Com a atenção voltada aos meios de comunicação mais interativos, o autor ressalta que a Internet tem tido um índice de penetração mais veloz do que qualquer outro meio de comunicação na história. Por exemplo, o uso de blogs como ferramentas noticiosas, os war blogs desempenham muito bem esse papel.

Porém, a convergência não é apenas um fenômeno tecnológico, uma mudança estrutural entre plataformas, computadores e dispositivos móveis, mas sim um fenômeno social e cultural. A convergência ocorre quando as interações entre consumidores constroem suas próprias histórias por meio dos fragmentos de informação oriundos dos fluxos midiáticos que estão expostos, dentro do seu próprio cotidiano.

A Sociedade sempre esteve dividida em grupos díspares formados por pessoas que compartilham as mesmas formas de comportamento, pensamentos e atitudes que passam de geração a geração. Isso permitiu a formação da identidade e alteridade, o reconhecimento do “eu” e do “outro”.

O software livre, o Youtube,o Slashdot, o Digg, o Creative Commons, as comunidades open source e a Wikipedia, cujo slogan é “a enciclopédia livre”, são exemplos de peer production. Neles, qualquer um pode contribuir e um sistema de controle distribuído entre os próprios pares modera a relevância e a qualidade do conteúdo. No caso do software livre, “todos podem ter acesso à estrutura interna dos programas e modificá-los como bem entenderem, desde que sejam respeitadas as condições do contrato social da respectiva comunidade”.

No entanto, a ideia de que a Internet é democrática não é nova. A primeira geração de críticas ao efeito democratizante da Internet era baseada em várias conseqüências do problema de excesso de informação. A convergência não é apenas um fenômeno tecnológico, uma mudança estrutural entre plataformas, computadores e dispositivos móveis, mas sim um fenômeno social e cultural. As interações entre consumidores constroem suas próprias histórias por meio dos fragmentos de informação oriundos dos fluxos midiáticos que estão expostos, dentro do seu próprio cotidiano. Os volumes de informações relacionadas à marca que chegam produzidas por meio de ações que a associam ao entretenimento alteraram a forma como as pessoas se relacionam como seu conteúdo favorito, já que as múltiplas plataformas permitem inúmeros pontos de contato, onde o consumidor estiver.

São construídas novas referências de valor pelas pessoas e nas relações entre elas. A possibilidade de uma interação em tempo real via uma web-cam permite que essa nova geração Y, se relacione com amigos ou pessoas de sexo oposto, permitindo as pessoas se comunicarem de maneira muito menos introvertida do que na comunicação face-a-face. Pode-se questionar se esse tipo de interação entre essa geração é mais nociva, se ele eliminaria a interação face-a-face, o contato humano. Na verdade, não passa de uma nova maneira de interagir e de se comunicar.

No Response to "Interação"

Leave A Reply