segunda-feira, 19 de julho de 2010

Olhares sobre a Convergência de Mídias - Casttels e Jenkins

Posted on 18:05 by Jornalendo

(por *Luiz Otávio Soares)

Olhares sobre a convergência de mídias - Casttels e Jenkins

Castells - acredita na transformação da sociedade por meio da economia e da informação, graças às inovações tecnológicas no campo da Comunicação, pois a revolução da tecnologia da informação caminha em ritmo acelerado, interligando diversas esferas sociais e econômicas.

Revolução - grande aumento de aplicações tecnológicas - o processo atual de transformação tecnológica mediante a uma linguagem digital comum, onde a informação é gerada, armazenada, recuperada e transmitida. O autor chama de informacional, global e em rede a economia dos últimos 25 anos.

A Nova economia –
É informacional, porque aplica de forma eficiente a informação;
É Global, pois as atividades produtivas e de consumo estão organizadas em escala GLOBAL, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos;
É em Rede, já que a produtividade nas condições históricas é feita em uma rede Global.

Castells compara a interação e as transformações tecnológicas à criação do alfabeto, já que uma nova linguagem está aí: o hipertexto e uma metalinguagem interligando o mesmo sistema de modalidades escrita, oral e audiovisual da comunicação humana.

Enquanto a mídia é um sistema de comunicação de mão única, o Processo Real de Comunicação não o é. Ele depende da interação entre emissor e receptor, na interação da mensagem.

RECEPTOR + EMISSOR = PROCESSO DE INTERAÇÃO

O autor classifica a Internet como o maior índice de penetração do qualquer outro meio de Comunicação da história.

Processos dominantes estão cada vez mais organizados em redes – toda a estrutura social vem se adaptando à rede – por isso ouvimos muito o termo “Sociedade em Rede”, pois as relações sociais são mediadas e interligadas através das redes.

Jenkins – sobre a cultura da participação vê a convergência como processo/ fenômeno social e cultural, e não apenas tecnológico movido pela mudança de plataforma. O autor defende que há convergência quando ocorrem alterações entre os consumidores, através dos fluxos midiáticos que estão expostos dentro do seu próprio cotidiano.

As múltiplas plataformas permitem inúmeros pontos de contato, alterando a forma com que as pessoas se relacionam com seus conteúdos favoritos.

Para Jenkins, no conceito de Economia Afetiva, a convergência ocorre quando as pessoas estão com a mídia em suas próprias mãos. Isso porque as nossas histórias de vida, relacionamentos e memórias também fluem através dos canais de mídia. Podendo considerar este conceito como nova configuração da categoria de Marketing, que soma valores emocionais nas decisões de compra. “A convergência não ocorre apenas quando envolve produtos e serviços que trafegam em circuitos regulados. Não envolve apenas companhias de telefonia celular que se unem a companhias de cinema para decidir quando e onde nós assistiremos um novo lançamento cinematográfico.”, ela está em nossas mãos.

Já o conceito de Transmedia Storytelling apresentando por Jenkins tem como exemplo a “trilogia para o cinema The Matrix e seus inúmeros desdobramentos na internet e em produções paralelas, como Animatrix. Matrix é entretenimento para a era da convergência, integrando múltiplos textos para criar uma narrative tão ampla que não pode ser contida em uma única mídia”.

Os textos sobre sociologia e a convergência midiática e sociologia da comunicação, nos fazem refletir sobre todas as mudanças que vem ocorrendo, já há alguns anos, e que se afirmam cada vez mais dentro da comunicação, tratando da convergência de mídias mais do que simplesmente como uma mudança tecnológica. Deste modo, temos de considerar que a convergência abrange um campo muito amplo na sociedade.

Conforme a tecnologia avança, a mídia e o papel que ela tem também sofrem alterações. Os textos dão conta de que a tecnologia ligada à produção simbólica, da prensa manual, inventada por Gutenberg no século XVI; à fotografia, desenvolvida no século XIX; o telefone celular e a Internet do século XX, veio também modificar a forma como conhecimento passou a ser produzido, registrado, reproduzido e disseminado. Do início dos processos comunicacionais até hoje, a comunicação está sempre em constante mudança. Hoje a Internet é vista como marco histórico, mas segundo a história da mídia, a interatividade tão evidente na internet, já se fazia presente em outras formas de comunicar.

No Response to "Olhares sobre a Convergência de Mídias - Casttels e Jenkins"

Leave A Reply